Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Espaço

NASA apresenta 18 candidatos a ir à Lua em 2024
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, revelou, dia 9 de dezembro de 2020, os 18 astronautas — nove homens e nove mulheres — que farão parte do programa Artemis.

De volta à Lua
Planejado para acontecer em 2024, o lançamento levará uma mulher à Lua pela primeira vez, iniciando assim o projeto para estabelecer uma base permanente no satélite natural da Terra. Os nomes foram anunciados pelo vice-presidente Mike Pence, dos Estados Unidos, após a oitava e última reunião do Conselho Nacional do Espaço, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no estado da Flórida. Em discurso durante o evento, Pence declarou: “É realmente incrível pensar que o próximo homem e a primeira mulher na Lua estão entre os nomes que acabamos de ler e podem estar na sala agora mesmo.” De acordo com a NASA, a lista de astronautas tem uma “ampla gama de formação, conhecimento e experiência”. Será desse grupo que serão selecionados o homem e a mulher que pousarão na Lua em quatro anos.

Brasil é convidado a integrar o projeto Artemis
O governo dos Estados Unidos convidou o Brasil a integrar o Artemis, um programa de voo espacial tripulado desenvolvido pela NASA em parceria com companhias espaciais norte-americanas e governos estrangeiros. “Em nome do presidente Donald Trump, tenho a honra de convidar o Brasil a aderir ao programa Artemis e assinar os Acordos Artemis”, disse o Conselheiro de Segurança Nacional, Robert O’Brien, no dia 20 de outubro de 2020. A declaração foi feita durante encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília. O’Brien disse ainda que a medida via fortalecer os “esforços da exploração espacial para um futuro próspero”.

A primeira mulher na Lua
O objetivo a curto prazo do programa Artemis é pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024. O programa espacial também pretende estabelecer uma presença “sustentável” na Lua, criando a fundação para que empresas privadas construam uma economia no satélite natural da Terra. Criado em 2017, o programa foi criado e utilizará várias naves como a Orion, a Lunar Orbital Platform-Gateway e módulos lunares comercialmente desenvolvidos.

2024: o retorno
No início de 2019, a Nasa anunciou o programa Artemis, nome da irmã gêmea do deus Apollo na mitologia grega. A meta é levar astronautas à Lua até 2024. O projeto prevê uma estação de abastecimento na órbita da Lua. Ártemis 1 será uma missão não tripulada ao redor da Lua planejada para 2020; Ártemis 2 irá orbitar o satélite da Terra com uma tripulação por volta de 2022; e será seguida, finalmente, pela Ártemis 3, que colocará astronautas no solo lunar em 2024.

Fontes: www.renovamidia.com.br - em 10/12/2020 e 20/10/2020 - e Blog do NINJA.

Saiba mais: Blog do NINJA de 02/06/2019. Clique aqui