FAB celebra 115 anos de nascimento de Nero Moura
O líder que forjou a Aviação de Caça Brasileira
Ontem, 30 de janeiro de 2025, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou os 115 anos de nascimento do Brigadeiro do Ar Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça Brasileira. Nascido em 1910, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), iniciou sua trajetória acadêmica no município natal e seguiu para o Colégio Militar de Porto Alegre.
Em 1927, ingressou como Cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, optou pela Arma de Aviação, transferindo-se para a Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos, onde concluiu sua formação como Oficial Aviador do Exército. Foi declarado Aspirante em novembro de 1930 e promovido a Segundo-Tenente em janeiro de 1931, iniciando suas primeiras missões no Correio Aéreo Militar.
Durante a Segunda Guerra Mundial, comandou o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) na campanha da Força Aérea Brasileira na Itália, entre 1944 e 1945.
Em setembro de 1945, já como Tenente-Coronel, assumiu o comando do Primeiro Regimento de Aviação, em Santa Cruz (RJ), unidade de grande importância operacional à época.
No dia 31 de janeiro de 1951, foi empossado Ministro da Aeronáutica, sendo promovido a Brigadeiro do Ar em agosto do mesmo ano. Faleceu em 17 de dezembro de 1994, no Rio de Janeiro, e, em 17 de janeiro de 1995, recebeu oficialmente o título de Patrono da Aviação de Caça Brasileira.
Seu legado segue inspirando gerações de aviadores e combatentes da Força Aérea. Um Adelphi ao nosso eterno Comandante! Senta a Púa!
Fonte: FAB
Ninja-Brasil: versão para a web