Tráfego aéreo da Europa aumenta 5% no primeiro trimestre de 2025 e alta deve persistir
O tráfego aéreo na Europa, incluindo a bacia do Mediterrâneo, aumentou em 5% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Eurocontrol, a organização responsável pela navegação aérea europeia.
O crescimento mais acentuado foi observado no Sudeste Europeu, onde a maioria dos Centros de Controle Regional (CCR) registrou aumentos superiores a 10% em relação a 2024. Essa região enfrentou atrasos significativos na capacidade no verão passado, devido à alta demanda, o que explica o forte aumento deste ano, conforme explica a Eurocontrol.
No primeiro trimestre de 2025, o tráfego estava historicamente muito alto, especialmente na área crítica a leste do Adriático, com o CCR em Tirana registrando mais de 80% dos voos em comparação aos níveis pré-pandemia (2019). Skopje e Zagreb apresentaram aumentos de 50% a 60%, enquanto Belgrado e a Macedônia variaram de 35% a 45%.
O crescimento no Sul-Oeste da Europa foi impulsionado principalmente pela forte demanda sazonal para as Ilhas Canárias e Marrocos.
Essa tendência continua: as tarifas dos CCRs em Sevilha, Agadir e Casablanca agora aumentaram mais de 25% em relação a 2019.
No entanto, os dados da Eurocontrol destacam uma clara e persistente divisão entre o Sul e o Centro/Norte da Europa. Algumas regiões estão crescendo anualmente, mas ainda permanecem abaixo dos níveis de 2019, como os Estados Bálticos, Polônia e Israel.
Um caso particular que merece destaque é a diminuição do tráfego no CCR italiano em Brindisi, não devido a uma redução no tráfego, mas à transferência de setores para o CCR em Roma.
À medida que o verão se aproxima, espera-se que esse crescimento assimétrico persista. Os CCRs, que já registraram fortes aumentos em 2024, estarão sob pressão novamente no segundo trimestre de 2025, conforme antecipado pela Eurocontrol.
Fonte: AEROIN / Carlos Ferreira
Ninja-Brasil: versão para a web