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Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Datas Especiais

A primeira inspeção de voo no Brasil
No calendário da Aeronáutica brasileira, o dia 21 de fevereiro faz referência ao ano de 1959, quando foi realizada a primeira inspeção de voo com aeronave e tripulação brasileiras.
A atividade de inspeção em voo proporciona a aferição e verificação de todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo DECEA.A unidade responsável pela atividade é o GEIV - Grupo Especial de Inspeção em Voo criado em maio de 1972, pelo Decreto nº 71.261, ativado pela portaria R-003/ GM3, de 17 de abril de 1973.
Atualmente o GEIV é uma organização do Comando da Aeronáutica, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).A atividade de inspeção em voo deu os seus primeiros passos, no Brasil, após a assinatura do Projeto CONTRAF em 1956. Uma aeronave-laboratório, o beechcraft de matrícula N-74, prestaria serviços ao Brasil, com a finalidade específica de realizar as inspeções em voo dos primeiros auxílios à navegação e à aproximação, VOR (VHF Omni Range) e ILS (Instrument Landing System), a serem instalados.No ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório de matrícula nacional, o EC-47 2065 e um laboratório de aferição e calibragem. A primeira inspeção em voo em nosso território, com aeronave e tripulação brasileiras, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu para instalação de um VOR.

Fonte: www.decea.gov.br