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Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Boeing

Boeing comemora 80 anos de presença no Brasil
De olho na possibilidade de fornecer 36 caças F-18 Super Hornet para o Brasil, numa concorrência da FAB – Força Aérea Brasileira da qual participam também o caça sueco Gripen e o francês Rafale, a Boeing fará um agrado publicitário aos brasileiros celebrando os 80 anos de presença no Brasil. A empresa fará uma festa no dia 12 de setembro de 2012, no Clube de Engenharia de Brasília. Atualmente, 170 aviões da Boeing voam no país. Os pioneiros F4B4 A presença da Boeing no Brasil começou em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas aprovou a compra de 14 aviões denominados Boeing 256, versão de exportação do F4B4, para equipar as Aviações Naval e Militar. Na Marinha foram designados C1B-33 a C1B-38, (C=Caça 1=1º modelo B=Boeing) e foram alocados na 1ª Divisão de Aviões de Combate. Estiveram baseados em Ladário (MS), durante seis meses em 1934, com missões de patrulhamento e defesa área na zona de fronteira da Bolívia e Paraguai, no período da Guerra do Chaco. De 1932 a 1941, ficaram baseados no Galeão. Ainda em 1932, foi organizada uma esquadrilha de demonstração com os F4B4: líder, o Capitão-de-Corveta Djalma Fontes Cordovil Petit, e alas, os Capitães-Tenentes Lauro Oriano Menescal e José Kahl Filho. Em 1933, esteve nas festividades de inauguração do Aeroporto Internacional de Montevidéo; escoltou o navio Almirante Jaceguay, o qual conduzia o Presidente Getúlio Vargas em viagem ao norte do país; também escoltou o Lockheed L-12 Electra do Presidente Vargas em viagens e realizou a escolta do dirigível Graf Zeppelin na sua chegada ao Rio de Janeiro em 1937.
A esquadrilha ganhou notoriedade pública com excursões pela Argentina e pelo Uruguai, sendo que no primeiro país o impacto das apresentações foi tão contundente que o congresso argentino aprovou o plano de modernização da Força Aérea do Exército Argentino e da Marinha daquele país. Depois de baixas na frota, devido panes e acidentes, em 1941, os últimos dois Boeing F4B4 disponíveis foram incorporados à recém-criada FAB – Força Aérea Brasileira, sendo matriculados como FAB 01 e FAB 02.

O projeto
Em 1928 a Boeing iniciou os estudos para construir uma aeronave de caça que pudesse substituir os tipos da empresa em operação na Marinha americana, os Boeing F2B e F3B. Definiu-se por um pequeno biplano com a fuselagem semi-monocoque, com tubos de alumínio aparafusados na estrutura interna ao invés da tradicional estrutura de aço soldada. Por ser leve e robusta a estrutura permitiu ao avião voar tão bem que logo a Marinha Americana encomendou 27 exemplares de uma versão aperfeiçoada que foi chamada de F4B1. No total as forças armadas dos EUA compraram 586 desses caças em diferentes versões.