Empresa britânica propõe usar motor elétrico para taxiamento
Um projeto da companhia aérea EasyJet Airlines, do Reino Unido, propõe utilizar motores elétricos durante as fases de taxiamento pré-decolagem e pós-pouso, para redução do consumo de combustível de jatos comerciais.
Com os motores a jato desligados durante essas fases, seria possível poupar 50 toneladas de querosene de aviação por ano. Para taxiar, a EasyJet sugere emprego de geradores químicos e sistemas de freios regenerativos.
O gerador sugerido pela EasyJet combina hidrogênio com oxigênio, por meio da “eletrólise”, capaz de gerar eletricidade e ter água pura como resíduo. Os freios regenerativos obedecem o princípio da fricção, armazenando energia cinética em uma mola , tal qual os carros de Fórmula 1 que empregam esse recurso, chamado KERS.
A empresa britânica diz que é preciso um motor elétrico para cada conjunto de rodas do trem de pouso, além da instalação de baterias, o gerador de eletricidade e seus cilindros de hidrogênio e um tanque para armazenar a água eliminada no processo químico. Segundo dados da EasyJet, os procedimentos de taxiamento são responsáveis por consumir 4% do combustível utilizado durante uma viagem de seus aviões Airbus A319 e A320. A companhia estima que o querosene poupado seria o suficiente para voar por 20 minutos.