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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Especial de Domingo

Em pleno carnaval brasileiro, publicamos hoje conteúdo para reflexão sobre os graves riscos à aviação causados pelos balões de ar quente. Um alerta permanente que deve ser feito em benefício da segurança de voo.
Boa leitura.
Bom domingo!

Balões de ar quente colocam em elevado risco voo de aviões
A escalada dos atos de soltar balões de ar quente com chances de causar um acidente aéreo está agravando o risco de se voar em Áreas de Controle Terminal de alta densidade de tráfego aéreo, como é o caso das estabelecidas em torno dos principais aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. No dia 18 de fevereiro de 2017, um sábado, houve registros de pelo menos 47 avistamentos, por pilotos, de balões na Área Terminal São Paulo, incluindo manobras evasivas por tripulantes de grandes aviões nacionais e internacionais. Um manifesto da Associação Brasileira dos Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) coloca em debate o risco de soltar balões. Os pilotos defendem medidas rigorosas no combate a esse crime. Segundo o porta-voz da Abrapac, Bolivar Kotez, é preciso frear os baloeiros. “Na concepção deles isso não afeta a segurança porque eles estão de um lado da situação que não corre risco. Nós, nossos passageiros estamos do lado que corremos riscos. Eles não têm essa noção do que é uma colisão com um balão desses”, alertou. A Polícia Civil abriu 11 inquéritos policiais entre 2015 e janeiro deste ano. O registro das ocorrências envolvendo balões pode ser feito em qualquer delegacia.

Riscos
Áudios de diálogos da comunicação radiotelefônica entre pilotos e controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação São Paulo ilustram o pavor e o risco das operações naquele sábado. O Controle de Aproximação São Paulo é o órgão responsável pelas operações e comunicações numa vasta área de cerca de 150 quilômetros de raio em torno da capital paulista, antes das aeronaves serem transferidas às Torres de Controle, já bem próximos dos aeroportos de destino (cerca de 9 Km) , ou imediatamente após a decolagem.

Transcrição de diálogos
Alguns diálogos, entre pilotos e controladores, divulgados em arquivo de áudio pela Abrapac, os quais circularam em aplicativos de redes sociais, mostram a gravidade da situação, como se pode notar, a seguir, nas transcrições. O contexto da mensagem está marcados com asterisco (*), pela redação do NINJA. As chamadas posições, nomeadas com cinco letras (exemplo UBTUR) são pontos definidos por latitude e longitude nas cartas aeronáuticas e pontuam a trajetória a ser seguida pelos pilotos.

CONTROLE: Azul 4961, desça para 8 mil pés, 1017. Após UBTUR, UROSO

AZUL 4961: 8 mil,1017, Após UBTUR, UROSO. Contou cinco balões aqui, senhor. Quatro balões.

CONTROLE: Ciente. Fique atento próximo de VUSAG e PERUS. Está com muitos balões também.   
GOL 1169: Controle São Paulo, Gol 1169 reporta balão próximo aqui à posição OPTUK, no nível 150 (* = 15 mil pés ou 4.500 metros de altitude).

CONTROLE: Ciente. Reporte em caso de desvios.

GOL 1169: Não vai ser necessário.

AZUL 4961: em VUSAG, em cima de VUSAG, tem balão. Está mil pés acima. 2 mil pés acima.

CONTROLE: Ciente. Azul 4961.

AZUL 4961: 4961 informa um balão subindo bem aqui nessa posição, OK ?

PILOTO: Contei mais de 10 balões já.

CONTROLE: Está difícil hoje.

CONTROLE: Swiss nine two, descend to five thousand and five hundred feet. QNH one zero one seven. After UTBUR fly direct to VUSAG. Cleared for approach. Report stablished. (* = Swiss 92. Desça para 5.500 pés. QNH 1017. Após UTBUR voe direto para VUSAG. Autorizada a aproximação. Reporte estabilizado).

SWISS 92: After UBTUR, VUSAG. We are descending to five thousand and five hundred feet, on one zero one seven. Exactly in this position where we are, we have a hot balloon at level one hundred. Exactly in this positon. (* = Após UBTUR, VUSAG. Descendo para 5.500 pés com 1017. E exatamente na posição onde nós estamos tem um balão no nível 100 (* 3 mil metros de altitude). Exatamente nesta posição).

CONTROLE: Roger. Pay attention. There are hot balloons at final approach. (* = Ciente. Fique atento. Há balões na aproximação).

SWISS 92: There are also advertisement for some....comercial advertisement (* = Tem ainda uma propaganda para alguma...propaganda comercial).

CONTROLE: Roger. Thankyou for your information. (*= Ciente. Obrigado pela informação).

AIR EUROPA 057: São Paulo, good morning. This is Europe zero five seven, reaching flight level one hundred , speed two thirty knots. I read a information about balloons. (* = São Paulo, bom dia. Europa 057, atingindo o nível de voo 100, velocidade 230 nós. Recebemos a informação sobre o balão).

CONTROLE: Europe zero five seven, descend to sevem thousand feet, QNH 1017. (* = Europa 057 , desça para 7 mil pés, QNH 1017).

AIR EUROPA 057: Descending to 7 thousand feet, 1017, Europe zero five seven. ( *= Descendo para 7 mil pés, QNH 1017).

AIR EUROPA 057: Europe zero five seven...ops!!! (* = Europa 057 (ininteligível...)

AIR EUROPA 057: Yes sir, we are now turning right and descending to avoid free balloon flying around here. Did you have information before that ? (* = Estamos curvando agora para a direita e descendo para evitar um balão que está voando por aqui. Você tinha conhecimento prévio?)

AIR EUROPA 057: Just in our position a free balloon flying with a photo (* = Bem na nossa posição tem um balão voando com uma foto).

AZUL 2470: Estou desviando dele também aqui, tá ? Bem grande, hein. Bem grande mesmo. Estou curvando à direita. 2470.

AIR EUROPA 057: (* instrução desesperada ao outro piloto) Desconect(* instruindo desconectar o piloto automático e passar para a pilotagem manual). Balloon now at right insight. Sir, there are many balloons. That is very dangerous. (* = Desconecte. Balão à nossa direita. Senhor, tem muitos balões. Isso é muito perigoso).

AIR EUROPA 057: (* com voz de sobressalto) We are just now turning to left to avoid a balloon. There is a balloon just at our right insight. And for traffic information: just over KOVLA there are a couple of balloons. (*= Estamos agora curvando à esquerda para evitar um balão. Tem um balão bem à nossa direita. Para informação de tráfego: na posição KOVLA tem mais alguns balões.)

Texto: Redação do NINJA.