Guarujá (SP) poderá ativar aeroporto em instalações da base aérea
Para tornar real o aeroporto que se pretende para o Guarujá (SP) desde 1998, a prefeitura colocará em prática o plano de um empreendimento mais simples. Equipes técnicas da prefeitura e da Aeronáutica desenvolvem estudos para implantar um aeródromo que tenha custo mais baixo.
A estratégia é aproveitar instalações já existentes na Base Aérea na cidade. Desta forma, o investimento deve ser dois terços menor do que seria necessário para construir um aeroporto a partir do zero. A principal obra será a reconstrução de um píer que já existe e está abandonado. No local, já há também uma área de estacionamento e um galpão, que deve passar por adequação para a instalação do serviço de embarque e desembarque.
O plano é lançar o edital de licitação para a operação do aeroporto, após a reunião de representantes da prefeitura com técnicos da Aeronáutica, em 8 de agosto.
A ideia é que o aeródromo seja também elegante, conectado ao Terminal de Passageiros Marítimos, o Concais. Assim, quem desembarca dos navios de cruzeiro, ou quem irá embarcar, poderá transitar facilmente entre o aeroporto do Guarujá e o Porto de Santos a bordo de embarcações.