Novos tempos na exploração espacial, com intenso envolvimento da iniciativa privada, registra a publicação de hoje, com destaque para fotos desse histórico feito.
Boa leitura.
Bom domingo!
Cápsula da SpaceX é lançada com dois astronautas e se torna a primeira espaçonave da iniciativa privada a levar tripulantes para a ISS
A NASA enviou ontem, 30 de maio de 2020, dois astronautas, Robert Behnken and Douglas Hurley, para a Estação Espacial Internacional (ISS). Numa histórica missão que marca o primeiro lançamento de astronautas em foguete americano, desde cerca de uma década, quando foram canceladas as viagens nos ônibus espaciais.
Foi o primeiro emprego de uma espaçonave, a Crew Dragon, da iniciativa privada, construída pela empresa SpaceX, também responsável pelo foguete lançador Falcon 9. A missão inclui testes das capacidades em órbita da Crew Dragon. Todas as operações foram automáticas, mas monitoradas pelos astronautas, para atuação manual, caso necessário. Crew Dragon passou a navegar de forma a se acoplar com a Estação Espacial Internacional.
A cápsula Dragon é capaz de levar até sete passageiros para a órbita da Terra e além. No seu retorno à superfície a Dragon descerá de paraquedas no Oceano Atlântico.
O primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou e pousou sobre uma plataforma flutuante, cerca de 10 minutos após o lançamento, e poderá ser reutilizado posteriormente.
Após 13 minutos do lançamento, o segundo estágio se separou da cápsula e a Crew Dragon passou a navegar de forma a se acoplar com a Estação Espacial Internacional.