A história dos girocópteros começa no século 20 com o inventor espanhol Juan de la Cierva, precursor do helicóptero moderno. Em 1921, ele criou protótipos de autogiros, aeronaves com rotor não motorizado substituindo asas fixas. Após várias iterações, seu C.4 com pás oscilantes permitiu voos estáveis. Em 1923, realizou o primeiro voo documentado em Madri. A configuração pusher surgiu em 1930. Girocópteros possuem rotor em auto-rotação, gerando sustentação através das pás. São versáteis, voando devagar com segurança e decolando em espaços reduzidos. Vantagens incluem simplicidade, baixo custo e custos operacionais menores que helicópteros. Desvantagens envolvem limitações operacionais, capacidade de carga e velocidade limitada. São usados militarmente, na agricultura e serviços aeromédicos. Projetos notáveis incluem Kamov Ka-22 e Fairey Rotodyne. Atualmente, o PAL-V Liberty é um girocóptero/carro híbrido.
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Fonte: Aero - Por Trás da Aviação
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