HM-1 Pantera do Exército vai apoiar a FAB nas buscas pelo helicóptero que desapareceu no litoral paulista
Uma aeronave do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) de Taubaté (SP), foi mobilizada para auxiliar nas buscas pelo helicóptero Robinson R44, registrado sob matrícula PR-HDB, que desapareceu no dia 31 de dezembro ao deixar São Paulo com quatro pessoas a bordo.
O helicóptero HM-1 Pantera pousou no Aeroporto de São José dos Campos nesta sexta-feira (5) e aguarda orientações da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela coordenação das operações de busca, segundo noticia o g1.
A aeronave conta com uma tripulação composta por dois pilotos, mecânico de voo e três militares da equipe de Busca e Salvamento, capacitados para operar inclusive no período noturno com o uso de Óculos de Visão Noturna (OVN). Além do Exército, a Polícia Militar de São Paulo conta com uma aeronave H125 Esquilo que auxilia nas buscas.
Desde o dia 1º de janeiro, a FAB já está envolvida na missão de busca, utilizando uma aeronave SC-105 Amazonas (Airbus C295 Persuader), pertencente ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano. Com mais de 32 horas de voo até o final da tarde de hoje, a operação é composta por 15 tripulantes especializados em Busca e Salvamento, coordenados pelo SALVAERO.
Entretanto, as condições meteorológicas e o relevo montanhoso na região têm prejudicado as buscas. As operações chegaram a ser suspensas no final da manhã devido ao tempo ruim, mas foram retomadas por volta das 15h, após melhoria nas condições climáticas nas áreas de busca.
O caso
O helicóptero desaparecido, um Robinson R44, decolou do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h15, com destino a Ilhabela, no litoral paulista. Um vídeo enviado pela jovem a bordo para seu namorado, por volta das 14h, antes do desaparecimento, mostrava condições de visibilidade desfavoráveis durante o voo.
As investigações preliminares sugerem que a aeronave possa estar localizada em alguma área entre a Serra do Mar, uma região de floresta densa do bioma Mata Atlântica, e Caraguatatuba (SP), cidade próxima ao arquipélago de Ilhabela.
Fonte: AEROIN / Juliano Gianotto
Ninja-Brasil: versão para a web