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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Volta ao Mundo

Piloto brasileiro dará volta ao mundo em monomotor
“Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos a missão.” Esta é a frase estampada na fuselagem do monomotor de prefixo PR-EBA, que partiu, dia 03 de julho de 2012, do aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, SP, com a missão de dar uma volta ao mundo em 20 dias. A bordo da aeronave: o piloto Walter Toledo, de 20 anos; o amigo e fotógrafo Eduardo Fleury, que vai registrar toda a expedição “Brasil Voando Alto”; um kit básico de segurança e um bote, para o caso de um pouso na água. Na cauda do monomotor, uma bandeira do Brasil. O objetivo do piloto com a viagem é deixar seu nome no livro dos recordes, o “Guinness World Records”, como o mais jovem piloto a dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor. Conforme o planejamento, Toledo percorrerá 11 países em 20 dias, usando 11 mil litros de combustível, e baterá a marca do jamaicano Barrington Irving, que em 2007 fez a viagem em 97 dias, aos 23 anos de idade. O avião fez uma parada técnica em Sorocaba e seguiu para Goiânia, primeiro destino da expedição. Após Goiânia, o monomotor passa por Santarém e Boa Vista.


O plano de voo
O plano de voo prevê uma parada a cada quatro horas para abastecimento de combustível e oxigênio da aeronave. Para o fotógrafo Fleury, que vai acompanhar o piloto, tudo foi muito bem programado, e a viagem deve transcorrer normalmente. O plano da viagem começou em novembro de 2011, quando ele leu em uma revista especializada em aviação que o jamaicano havia batido o recorde de pessoa mais nova a dar a volta ao mundo a bordo de um monomotor. "Comecei a pensar na possibilidade e planejar. Pensava: se está dentro do escopo da aviação, por que não?" A viagem está estimada em R$ 200 mil e conta com a participação direta de dez pessoas, entre assessores e um estrategista. O monomotor usado na expedição é um Piper Malibu Matrix, tem alcance de 1.300 milhas náuticas (2.400 km), altitude máxima de voo de 25.000 pés, cerca de 7.600 metros, e capacidade para seis pessoas. O consumo é de 72 litros por hora em voo de cruzeiro. Fora do Brasil, o monomotor deve parar em Granada, Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Escócia, Inglaterra, França, Alemanha e Rússia. Da Rússia, ele volta para os Estados Unidos pelo Alasca, passa pelo Canadá, Estados Unidos mais uma vez, Granada e Brasil. A expedição termina em Campinas. Toledo terá como provas da expedição as imagens de GPS, registros de voo e também os carimbos nos passaportes dos países por que passar, além dos vídeos e fotografias produzidos por Fleury. Na volta, todo o material será apresentado à equipe do “Guiness World Records”.

Texto: Adaptado do original de Fabiana Marchezi publicado em http://www.noticias.uol.com.br 

Saiba mais: Blog do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação de 08/07/2010 e 28/05/2012.