O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica destaca uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”. Com este pensamento, mais uma vez, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de NOVEMBRO, estimulando o estudo, a pesquisa.
1724
Faleceu Bartolomeu Lourenço de Gusmão, com a idade de 39 anos. O óbito ocorreu no Hospital da Misericórdia, na cidade de Toledo, Espanha.(19 de novembro)
1855
Foi realizada a primeira ascensão aerostática no Brasil. O balão subiu no Campo de Santana, atual Praça da República, no Rio de janeiro, às 17:30h, pousando na água da Baía de Guanabara. (11 de novembro)
1866
Foi encaminhada uma correspondência ao Ministro da Guerra, pelo Comandante Militar do Pessoal e Material do Brasil, em Montevidéu, Brigadeiro Antônio Nunes de Aguiar, assinalando a passagem naquela cidade do fabricante do aerostato, o francês Louis Desiré Doyen, rumo ao Teatro de Operações. (30 de novembro)
1881
Júlio César Ribeiro foi admitido como membro da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. (8 de novembro)
O inventor brasileiro Júlio César de Souza realizou em Paris a primeira experiência com o seu “balão planador”, ao qual denominou de “Victória” (11 de novembro).
Júlio César Ribeiro realizou a segunda experiência com o seu balão dirigível “Vitória”, em Paris, perante algumas autoridades e grande quantidade de pessoas, estando presente o Encarregado dos Negócios do Brasil na França, Sr. Araújo. (12 de novembro).
1884
Na sessão realizada no Instituto Politécnico do Brasil, foi discutido o requerimento apresentado por Júlio César, onde foi solicitado o parecer da mencionada agremiação “com relação à prioridade do sistema de balões Júlio César, tendo em vista a construção do balão dirigível La France”, dos franceses Renard e Krebs. (04 de novembro)
1891
Santos Dumont, em companhia de seu pai, na véspera de partir de regresso ao Brasil viu, pela primeira vez, no Palácio da Indústria, em Paris, um “motor a petróleo” funcionando com apenas 1 HP de potência, compacto e muito mais leve que todos os que conhecia de perto. A presença dessa máquina deixou-o estático e entusiasmado, chegando a pedir ao pai para estudar em Paris.(mês de novembro)
1899
Santos Dumont fez o primeiro ensaio com seu balão dirigível “Nº 03”, alçando voo do Parque de Aerostação de Vaugirard. Nessa ocasião, ele contornou a Torre Eiffel pela primeira vez.(13 de novembro)
Santos Dumont iniciou a construção de um hangar, o primeiro que se conhece. (16 de novembro)
Santos Dumont realizou uma ascensão com o dirigível “Nº 03”, pousando em Ivry. (20 de novembro)
1901
Foi realizada uma sessão solene no Instituto de Ciências, presidida por Santos Dumont, ocasião em que Emmanuel Aimé, secretário do Aeroclube da França, pronunciou uma conferência sobre “A navegação aérea no Século XX”, detendo-se nas experiências do aeronauta brasileiro. (1º de novembro)
A Comissão Científica do Aeroclube da França, reunida na Sociedade da Aclimatação, a Rua de Lille, sob a presidência do Príncipe Roland Bonaparte, decidiu outorgar o “Prêmio Deutsch” a Santos Dumont. (04 de novembro)
O Sr. Deutsch de La Meurthe, patrono da competição, encaminhou ao presidente do Aeroclube da França, o cheque de 100.000 francos correspondente ao prêmio conquistado por Santos Dumont, a fim de ser a ele entregue. (05 de novembro)
O Chefe de Polícia de Paris, Sr. Léoine, publicou as instruções para os pobres de Paris recuperarem, gratuitamente, os seus bens penhorados, aproveitando o donativo feito por Santos Dumont. (13 de novembro)
Foi sancionada a lei, pelo Presidente da República (Manoel Ferras de Campos Sales), concedendo a Santos Dumont um prêmio no valor de 100 contos de reis. (15 de novembro)
Augusto Severo, sua esposa Natália e Henri Lachambre realizaram um voo em balão livre, em Paris. (18 de novembro)
1906
''The Illustrated London News'' publicou com destaque: “O primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar: Santos Dumont conquista o Prêmio Archdeacon”. Uma fotografia comprovando o memorável voo foi estampada. (03 de novembro)
Ao realizar um voo a bordo do aeroplano 14 Bis no Campo de Bagatelle em Paris, que percorreu 220 metros em 22 segundos e 1/5, Santos Dumont ganhou o prêmio de 1.500 francos estabelecido pelo Aeroclube da França (12 de novembro)
1907
Foi realizada a primeira experiência, em Paris, de Santos Dumont com o seu aeroplano Nº 19 que foi batizado de “Demoiselle”. Ele foi um dos aviões mais populares construídos por Santos Dumont. Entre os anos de 1907 a 1909 foram construídos vários modelos do “Demoiselle”, os quais foram numerados de maneira diferente (Nº 19, Nº 20 e Nº 21). (15 de novembro)
No Campo de Bagatelle, após um voo de 150 metros, a hélice do “Demoiselle Nº 19” partiu- se, projetando-se a 120 metros de distância. (21 de novembro)
1912
O Marechal Hermes da Fonseca, Presidente da República, autorizou ao Ministro da Justiça a cessão do terreno para uso do Aeroclube Brasileiro, sendo escolhida a antiga Fazenda dos Afonsos, uma área de 725.000m², pela seguinte comissão: General Henrique Martins, Ten Ex Ricardo João Kirk e aviador Edmond Plauchut. (mês de novembro)
1914
Foi realizado o primeiro voo do “Alvear”, pilotado pelo argentino Ambrósio Caragiolla, no Campo dos Afonsos, e assistido por uma comissão do Aeroclube Brasileiro composta de Jorge Moller e Estelita Werner. (14 de novembro)
1916
A flotilha de hidroaviões Curtiss, adquiridos para a Escola de Aviação Naval, foi oficialmente incorporada à Esquadra (Aviso nº 3.865, do Ministro da Marinha).(03 de novembro)
1917
Santos Dumont encaminhou uma carta ao Presidente da República Wenceslau Braz, tecendo considerações sobre o desenvolvimento da Aviação Militar e da Aviação Naval no Brasil, principalmente acerca da “criação de um corpo de aviadores no Exército e na Marinha e lembrando as necessidades de serem construídos campos de pouso para as escolas de aeronáutica”. (16 de novembro)
A sede da Escola de Aviação Naval foi transferida da Ilha do Rijo (antigo Arsenal de Marinha na Praça Mauá), para a Ilha das Enxadas, ambas na Baía de Guanabara (Aviso nº 4.455, do Ministro da Marinha).(28 de novembro)
1918
Na presença do Ministro da Guerra, Marechal Caetano de Faria, foi realizado, no Campo dos Afonsos, o voo oficial do avião biplano “Alagoas” construído no Brasil pelo Capitão do Exército Marcos Evangelista da Costa Villela Júnior. O avião pilotado pelo Tenente do Exército Raul Vieira de Mello era equipado com um motor “Luckt” de 80 H.P. (11 de novembro)
Chegaram ao Rio de Janeiro os primeiros membros da Missão Militar Francesa, contratada pelo Exército Brasileiro para organizar a Escola de Aviação Militar. (11 de novembro)
O Ministro da Guerra, General Alberto Cardoso de Aguiar, expediu o Aviso nº 1.463 ao Departamento do Pessoal informando que “o Serviço de Aviação Militar passaria a subordinar-se ao Estado-Maior do Exército e que deveria ser organizado com urgência o Regulamento da Escola de Aviação, em comum acordo com a Missão Militar Francesa no Brasil, a qual caberia a direção técnica da mencionada Escola”. (21 de novembro)
1922
Foram concluídas, no Campo dos Afonsos, as obras do Quartel da Cia. de Aviação, proporcionando instalações condignas ao pessoal da Escola de Aviação Militar, que até então ocupava diversas casas particulares alugadas na Vila Marechal Hermes, desde sua criação, em 1919. (mês de novembro)
1923
Foi criada a Defesa Aérea do Litoral, a qual ficaram subordinadas a Escola de Aviação Naval e os Centros de Aviação Naval (Rio de Janeiro, Santos e Florianópolis), de acordo com o Decreto nº 15.847. (18 de novembro)
1924
Foi desativada a Diretoria de Aeronáutica da Marinha, através do Decreto nº 16.683, pois foi tornada sem efeito a sua regulamentação (que tinha sido estabelecida pelo Decreto nº 16.600, de 17 de setembro de 1924), extinguindo-se, afinal, quando o Aviso nº 5.252, de 30 de dezembro de 1924, deu instruções para a execução da transferência definitiva ao Estado-Maior dos órgãos que ela estavam apensos: a Escola de Aviação Naval e os Centros de Aviação do Rio de Janeiro, Santos e Florianópolis. (26 de novembro)
Chegou ao Rio de Janeiro, a Missão Latécoère, que logo entrou em contato com representantes do Governo Brasileiro, com o objetivo de conseguir autorização para estender a linha aérea que, começando em Toulose, França, iria até Buenos Aires passando, portanto, por território brasileiro. (mês de novembro)
#A empresa que assim planejava operar na América do Sul, era as “Lignes Aériennes Latécoère”, fundada por Pierre Latécoère. Dois diretores da referida empresa (um dos quais era o Príncipe Murat) faziam parte dessa Missão, que incluía ainda três aviões biplanos Breguet, com respectivos pilotos e mecânicos.
1925
Ocorreu o primeiro salto com paraquedas, executado por um brasileiro. De um avião pilotado pelo norte-americano Orton William Hoover, saltou sobre o Campo de Marte, em São Paulo, o Tenente da Força Pública Antônio Pereira Lima (diplomado como piloto aviador na 1ª Turma da Esquadrilha de Aviação da Força Pública de São Paulo). (1º de novembro)
1926
Foram aprovados os seguintes documentos: Regulamentos de Luzes e Sinais, Regras Gerais de Circulação Aérea e regras Especiais de Circulação Aérea sobre os Aeródromos e suas vizinhanças (Portaria s/nº, do MVOP). (12 de novembro)
Viajou para a Alemanha, Otto Ernst Meyer-Labastille, na qualidade de representante dos acionistas que pretendiam construir a Viação Aérea Rio Grandense, a fim de conseguir aeronaves e tripulantes que permitissem à futura empresa iniciar suas atividades. (mês de novembro)
O avião escolhido foi o hidroavião Dornier Wal “Atlântico” (que viria receber a matrícula P-BAAA), equipado com dois motores Rolls-Royce, com potência total de 360 HP, velocidade máxima de 180 quilômetros por hora e capacidade para 10 passageiros
1929
A VARIG adquiriu dois aviões do tipo Klemm L-25, monoplanos, da Empresa de Transportes Aéreos – ETA, e que receberam as matriculas PP-VAA e PP-VAB.(16 de novembro)
Foi diplomada a 2ª Turma de Pilotos Aviadores, com alunos procedentes do círculo de praças, da Escola de Aviação Militar: Cabos Bianor Fadul, Severiano Primo da Fonseca Lins, João Urupukina, Gilberto de Almeida, Dagoberto Nery Hayne, Rubens Borges Correa, Dácio Borges e Alexandre Zaphyrios Bersou. (19 de novembro)
1930
Passou a ser reconhecida pela denominação de Panair do Brasil S.A., conforme resolução aprovada em assembleia geral extraordinária realizada em 1º de outubro do mesmo ano, a Sociedade Anônima Nyrba do Brasil (Decreto nº 19.417). (21 de novembro)
Foi diplomada a 4ª Turma de Aspirantes a Oficial da Arma de Aviação do Exército: Oswaldo Balloussier, José Vicente de Faria Lima, Miguel Lampert, Teófilo Otoni de Mendonça, Manoel de Oliveira, Ruy Presser Bello, João Mendes da Silva, Nero Moura, Lauro Aguirre Horta Barbosa, Anysio Botelho, Geraldo Guia de Aquino, Sócrates Gonçalves da Silva, José da Silva Ribeiro Sobrinho, Carlos Cyro de Miranda Corrêa (confirmado no posto de 2º Ten), Armando Serra de Menezes, Rube Canabarro Lucas, José Moutinho dos Reis, Alcides Moitinho Neiva, Oriswaldo de Castro Veloso, Mário de Oliveira e Silva, Newton Barbosa Sampaio, Moacyr Valporto de Sá, Jocelyn Barreto Brasil Lima, João Ribeiro da Silva, Salvador Rosés Lizarralde e Vicente Cavalcante de Aragão. (22 de novembro)
Foram escalados três aviões Potez-25 T.O.E. para operarem no Campo de Marte/SP, tripulados pelos seguintes militares da Arma de Aviação do Exército: Capitão Álvaro Assumpção D'Ávila, Capitão Antônio Alberto Barcelos, 1º Tenente Altamiro O'reilly de Souza, 2º Tenente Armando Perdigão, 2º Tenente Joaquim Tavares Libânio e 2º Tenente João de Oliveira. (mês de novembro)
Com os referidos oficiais, e alguns sargentos mecânicos e outras praças enviadas ao Campo de Marte, foi constituído um Destacamento de Aviação de São Paulo.
1931
O Capitão Henrique Raymundo Dyott Fontenelle e o Tenente Antônio Lemos Cunha, ambos da Aviação Militar, em voo a bordo do Avião Consolidated Commodore P-BDAH, da Panair do Brasil, rumo a Buenos Aires, congratularam-se com a Diretoria da Panair, ao transporem as fronteiras brasileiras, “pela patriótica iniciativa da inauguração da primeira linha aérea nacional para o estrangeiro”. (03 de novembro)
O termo “Comandante” passou a ser usado oficialmente pela Panair do Brasil, em substituição à designação “Piloto”. (13 de novembro)
Foi diplomada a 4ª Turma de Sargentos Pilotos da Escola de Aviação Militar: Custódio Netto Júnior, José João Aldrighi, Cid Sebastião da França Brugger, Pedro Luiz Jobim Laemertz e Gaspar Weber. (20 de novembro)
O Governo do Brasil promulgou a Convenção de Varsóvia (12 de outubro de 1929), para unificação de certas regras relativas ao transporte aéreo internacional (Decreto 20.704). (24 de novembro)
Franz Ronza, um dos fundadores do Clube Paulista de Planadores “realizou o 2º voo em planador no Brasil e o 3º na América do Sul”, segundo o livro de Raul Leme Monteiro “25 anos a serviço da Aviação”. (29 de novembro)
1932
Ocorreu o primeiro voo em autogiro no Brasil, no aparelho de propriedade do industrial Antônio Lartigau Seabra, sendo piloto o Tenente Francisco de Assis Corrêa de Mello, da Aviação Militar. (09 de novembro)
Foram criadas as Divisões de Patrulha, Observações, Treinamento e de Instrução na Aviação Naval (Aviso nº 2.894). (10 de novembro)
Foram criadas as Bases de Aviação Naval em Porto Alegre e Ladário (Decreto nº 22.072). (10 de novembro)
Os Avisos nº 2.895 e nº 2.897 reorganizaram os meios aéreos da Aviação Naval. (10 de novembro)
Defesa Aérea do Litoral:
1ª DC-6 Boeing F4B4, “1932”, Rio de Janeiro;
2ª DO- 6 Vought V-66 B, Rio de Janeiro;
1ª DEB – 5 Gordon, Ladário;
2ª DEB – 5 Gordon, Porto Alegre;
e 3ª DEB – 5 Gordon, Santa Catarina.
Força Aérea da Esquadra:
1ª DP – 5 Savoia S-55 e 2 Martin, PM, Rio de Janeiro;
1ª DO – 4 Vought 02U-2 e 2 Vought V-66B, Rio de Janeiro;
1ª Div Trein – 8 Waco CSO, Rio de Janeiro (Centro Av Nav Rio);
e 1ª Div Inst – Moths (DH-60 T e Fox Moth), Rio de Janeiro (Esc Av Naval).
Foi diplomada a 5ª Turma de Sargentos Pilotos da Escola de Aviação Militar: Wilibaldo Félix Hotte, Clóvis Roldão de Oliveira Barros, Ferdinando Limongi, José Pontes Pinto de Mendonça e Waldemar Ratki. (16 de novembro)
1933
Foram estabelecidas novas instruções para matrículas dos aviões, com a eliminação de letras nos pertencentes aos Regimentos de Aviação, e com a permanência da letra “K” nas aeronaves da Escola de Aviação Militar. (17 de novembro)
Foram aprovadas pelo Diretor de Aviação Militar, General Eurico Gaspar Dutra, as “Prescrições a serem seguidas pelos pilotos do Correio Aéreo Militar”, elaboradas pelo Tenente José Vicente Faria Lima, Comandante da Esquadrilha de Treinamento do 1º Regimento de Aviação, à qual estava afeto o serviço do Correio Aéreo Militar. (30 de novembro)
1934
Foi criado o Destacamento de Aviação de Fortaleza, tendo assumido como seu primeiro Comandante, o 1º Ten Gonçalo de Paiva Cavalcanti. (mês de novembro)
1935
Ocorreu a apresentação pioneira da Banda de Música da Escola de Aviação Militar, na Feira Internacional de Amostras, no Rio de Janeiro, ocasião em que foi ouvido, também pela primeira vez, o “Hino dos Aviadores” (Letra do Capitão Armando Serra de Menezes e música do Tenente João Nascimento).(13 de novembro)
1936
Foi fundado o Aeroclube de Santos/SP, cuja escola de pilotagem começou a funcionar somente em outubro de 1940. (1º de novembro)
Foi fundado o Aeroclube de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte/MG, por um grupo de entusiastas da aviação, destacando-se Gerson Sabino, Antônio Mourão Guimarães, Eurico Pascoal, Watson Mesquita, Nélio Gonçalves e os militares Almirante Virginius Brito de Lamare (da Aviação Naval), Major Paulo Penido e Suboficial Mário Láper. (mês de novembro)
1937
Foi diplomada mais uma turma de aviadores militares (Exército): Hélio Silveira (2º Tenente), Newton Lagares Silva, Faber Cintra, Décio de Mesquita Moura Ferreira, Maurício José de Assis Jatahy, Edy Espínola do Nascimento, Orlando Rizental, Deoclécio Lima de Siqueira, José Maria Soares Lavrador, Luiz Gomes Ribeiro, Aníbal Amazonas Rabello, Raymundo Nonato de Rêgo Barros, João Camarão Telles Ribeiro, Cyrano de Andrade Souza, Miguel Guerra Simões, Dagoberto Pinto Pacca, Gil Miró Mendes de Moraes, Ademar Lyrio, Príamo Ferreira de Souza, Gilberto de Aquino, Délio Jardim de Mattos e Mário Calmon Eppinghaus. (22 de novembro)
1938
O Presidente Getúlio Dornelles Vargas inaugurou a nova Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont; tendo sido recebido à porta do edifício pelo Ministro Mendonça Lima, do Ministério de Viação e Obras Públicas, sob os acordes do Hino Nacional. Atualmente este edifício é a sede do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). (1º de novembro)
1939
Foi fundado o Aeroclube de Franca / SP. (10 de novembro)
Foram aprovadas as instruções para a Matrícula Profissional da Aeronáutica Civil (Portaria nº 170/DAC/MVOP). (11 de novembro)
Na Feira de Amostras do Rio de Janeiro, foi inaugurada uma torre de 70 metros de altura, destinada a saltos de paraquedas. (15 de novembro)
O equipamento pertencia à equipe de demonstração de paraquedismo sob a direção de René Coutrin, o qual “pretendia ensinar aos cariocas a se lançarem da torre”, conforme assinalou a imprensa local.
Comemorando o cinquentenário da Proclamação da República do Brasil, pousou no Campo dos Afonsos, uma esquadrilha de 07 aeronaves “Fortalezas Voadoras” B-17, pertencentes ao 49º Esquadrão de Bombardeio da US Army. A esquadrilha achava-se sob o comando do Major General Delos C. Emmons, o qual fez entrega ao Presidente Getúlio Vargas de uma mensagem do Presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. (15 de novembro)
O Presidente da República Getúlio Vargas, o Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra e o Chefe do Estado-Maior do Exército General Góes Monteiro, realizaram um voo de 50 minutos a bordo de um dos B-17, do Exército dos Estados Unidos, que chegaram ao Rio de Janeiro no dia 15 do mesmo mês. (21 de novembro)
1941
Foi organizado o Corpo de Oficiais da Aeronáutica com os seus vários Quadros (Decreto-Lei no 3.810). (10 de novembro)
Foi computado o tempo de voo dos militares da FAB, em aviões dos aeroclubes, como se fossem em missões de guerra. (11 de novembro)
Foram fixados os efetivos do Quadro de Oficiais Aviadores (Decreto-Lei no 3.836). (18 de novembro)
O Ministério da Aeronáutica abriu o crédito especial para a compra de 50 aviões “Fairchild M-62” equipados com motor Ranger (Decreto-lei no 3.834). (18 de novembro)
1942
A Base Aérea de Salvador foi criada (Decreto-Lei no 4.916) (05 de novembro)
Ficam criados para instalação imediata os seguintes Corpos de Base Aérea, por meio do Decreto-lei nº 4.915. (05 de novembro)
• 9º C.B. Ae., com sede em Natal (Rio Grande do Norte);
• 10º C.B. Ae., com sede em Recife (Pernambuco);
• 11º C.B. Ae., com sede em Salvador (Baía);
• 12º C.B. Ae., com sede no Rio de Janeiro (Galeão);
• 13º C.B. Ae., com sede em Santos (São Paulo); e
• 14º C.B. Ae., com sede em Florianópolis (Santa Catarina).
A Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) é uma organização militar, subordinada diretamente ao comando da Academia da Força Aérea (AFA). A sua história começou, quando o então Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, no ofício n.º G/213, fazia uma exposição de motivos ao Presidente da República Getúlio Vargas sobre a necessidade de um novo local para implantação de uma nova e definitiva sede da Escola de Aeronáutica. (07 de novembro)
Uma área a leste da cidade de Pirassununga, em São Paulo, ficou estabelecida, como local da nova sede de Escola de Aeronáutica a ser construída. (Decreto-lei no 4.968). (18 de novembro)
1943
A Ordem do Mérito Aeronáutico foi criada (Decreto-Lei n.o 5.961). (01 de novembro)
Foi criado o Centro de Instrução Pré-Aeronáutica (C. I. P. Aer.), por meio da Portaria nº 198, com sede no Campo dos Afonsos, com a finalidade de selecionar e preparar os candidatos à matrícula no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (C.P.O. R. Aer.), e nos cursos em Escolas de Aviação das Forças Aéreas dos Estados Unidos. (4 de novembro)
Foi aprovado o termo de ajuste, assinado a 29 de setembro do corrente ano, pelo Ministro de Estado dos Negócios da Aeronáutica, em nome do Governo do Brasil, e pelo cidadão norte americano John Paul Riddle, para a cessão, organização e manutenção de uma Escola Técnica de Aviação, no Estado de São Paulo, nos moldes da Embry Reddle School of Aviation, existente na cidade de Miami, Estado da Flórida, Estados Unidos.(Decreto-lei nº 5.983) (10 de novembro)
1944
O Brigadeiro Nero Moura (1910-1994), foi Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça que lutou na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado dos aliados. Registrou em sua caderneta de voo o período em que esteve no teatro de operações, descrevendo sobre o tipo de avião usado, altitude, número de aterrissagens, tempo de serviço e natureza do serviço. (mês de novembro)
Na sua primeira missão de guerra, a aeronave de caça do 2º Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, um P-47 Thunderbolt, foi abatida pelo fogo da artilharia antiaérea alemã, no regresso de uma missão de combate no norte da Itália. (06 de novembro)
O 1° Grupo de Aviação de Caça realizou sua primeira missão como Unidade Aérea independente, constituindo a primeira Esquadrilha de P-47 composta exclusivamente por pilotos brasileiros, comprometidos em defender os interesses da Pátria na Segunda Guerra Mundial, na campanha da FAB na Itália.
Comemora-se nessa data, o Dia do Material Bélico da Aeronáutica. (11 de novembro)
Fica criada a carreira de Dentista no Quadro Permanente do Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto-lei nº 7.078. (24 de novembro)
1945
Após visita do então Tenente Coronel Casimiro Montenegro Filho, as Bases Aéreas Americanas e ao Massachussets Institute of Technology (MIT), foi criado o “Plano Smith”, assim chamado por ter sido concebido pelo Prof. Richard H. Smith, do Departamento de Engenharia Aeronáutica do MIT. O “Plano Smith” estabelecia a criação de um Centro Técnico que seria constituído por dois institutos coordenados e tecnicamente autônomos – um para o ensino técnico superior e outro para pesquisa e cooperação com a indústria de construção aeronáutica, com a aviação militar e com a aviação comercial. Ainda segundo a concepção do Plano, quando nos laboratórios houvesse produtos com potencial de comercialização, seriam fundadas empresas. Foi então estabelecida a escola de engenharia aeronáutica no Brasil (o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA). (mês de novembro)
1953
O Estandarte da Escola de Especialistas de Aeronáutica foi criado (Decreto no 34.622). (16 de novembro).
1954
Foram incluídas na Reserva de 3ª Categoria da Força Aérea Brasileira, nos termos do artigo 1º da Lei no 438 de 18 de outubro de 1948, os portadores de licença de piloto, de navegador, de mecânico de voo, de rádio operador de voo e de mecânico de manutenção concedida pela Diretoria da Aeronáutica Civil (Lei no 2.336). (19 de novembro)
1957
A aeronave P-47 deixa de voar definitivamente na FAB. (30 de novembro)
1965
Foi criado o Centro de Processamento de Dados (CPD-BR), a primeira iniciativa do Ministério da Aeronáutica para a criação de um órgão que se preocupasse com processamento de dados, que incumbia a Inspetoria Geral da Aeronáutica dos estudos para a criação de um Centro de Computação Eletrônica da Aeronáutica. (08 de novembro)
1971
Foi criado através do Decreto nº 69.565, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). (19 de novembro)
Chegada dos AT-26 Xavante na Base Aérea de Santa Cruz/RJ. Os cinco primeiros, incluindo o FAB 4462, chegaram com os pilotos que fizeram o curso inicial na EMBRAER. (19 de novembro)
1978
Criado o 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro), na Base Aérea de Santa Maria/RS. (10 de novembro)
1982
O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), organização subordinada ao DECEA, prevista pelo Decreto nº 87.758, é a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências. Presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento. (01 de novembro)
1984
Santos Dumont tornou-se Patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, o avião 14 BIS. (04 de novembro)
O Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont foi proclamado Patrono da Aeronáutica Brasileira, como consta no Art. 1º, da Lei 7.243, constando também no Art. 2º, a proclamação do Marechal do Ar Eduardo Gomes como Patrono da Força Aérea Brasileira, e ainda no Art. 3º da mesma lei, foi instituída a "Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo", destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de oficiais e praças do Ministério da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares. (06 de novembro)
1988
Criado o Núcleo do 1º/16º Grupo de Aviação, na Base Aérea de Santa Cruz/RJ, pela Portaria R-535/GM3. (07 de novembro)
O Centro de Informática e Estatística (CINFE) foi transformado em Diretoria de Informática e Estatística (DIRINFE) sendo sua sede transferida de Brasília para o Rio de Janeiro. (mês de novembro)
* A justificativa principal para a citada transferência, foi de que todas as diretorias e seus respectivos computadores estavam sediadas no Rio de Janeiro, com exceção da DIRINFE.
2003
Foi inaugurado em Pianoro, Itália, no distrito de Livergnano, uma placa em homenagem ao 2º Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, primeiro piloto da FAB abatido em combate, e aos demais integrantes da Força Aérea Brasileira que estiveram lutando na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A placa foi anexada ao monumento já existente em homenagem aos que morreram combatendo os nazifascistas na guerra. (09 de novembro)
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