Esquadrão do Galeão também passa a operar o KC-390
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 25 de março de 2022, na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica. A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar. Simbolizando a entrega à mais recente organização operadora do KC-390, uma das aeronaves sobrevoou a base escoltada por aviões A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.
O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. "Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior", ressaltou.
Galeão e Anápolis
O 1º/1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo”, com sede na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, é a segunda unidade aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) a operar com o Embraer KC-390.
O esquadrão recebeu dois exemplares. Ambos estavam em uso no 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) com sede em Anápolis (GO).
O FAB 2853 foi o primeiro a ser entregue para a FAB em 4 de setembro de 2019, e o FAB 2857 foi o quinto e mais recente recebido pela Força em 1 de dezembro de 2021. Em Anápolis, permanecem três aeronaves (FAB 2854, 2855 e 2856).
O 1º/1º GT deverá receber também o FAB 2852, já com a capacidade de reabastecimento em voo integrada, tão logo a aeronave seja entregue pela Embraer ao término da certificação para esse tipo de missão. Em 2022, o 1º/1º GT é o único esquadrão que executa esse tipo de missão na FAB.
Ninja-Brasil: versão para a web