O Lockheed Constellation, Connie ou apenas Constellation, como é conhecido no Brasil, é um avião quadrimotor a pistão, construído pela americana Lockheed entre 1943 e 1958, por encomenda inicial da TWA - Trans World Airlines.
Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem. Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar. Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
O desenho da asa do Constellation era do P-38 Lightning, diferindo somente na escala. A empenagem tripla, com menor altura, permitia à aeronave estacionar em qualquer hangar, mesmo com todos os acessórios hidráulicos e sistemas antigelo.O avião possuía velocidade máxima de 547 km/h, velocidade de cruzeiro de 483 km/h e teto operacional de 24.000 pés (7.315 m).
Com o início da II Guerra Mundial, a aeronave da TWA foi convertida para o C-69 Constellation, um avião militar de transporte. Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas.
O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como avião de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945. O primeiro voo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis. Dentre os operadores estavam TWA, Pan American, Air France, Panair do Brasil e VARIG.
Com o advento dos aviões a jato, como de Havilland Comet, Boeing 707, Douglas DC-8 e Convair 880, o motor a pistão do Constellation tornou-se obsoleto. As primeiras rotas a abandonar o velho Connie foram as mais longas, intercontinentais.
O avião continuou a voar em rotas domésticas nos Estados Unidos, e seu último voo comercial com passageiros pagantes foi em 11 de maio de 1967, de Philadelphia para Kansas City, pela TWA. Contudo, permaneceu em serviço como cargueiro.
Nota: O conteúdo acima, que hoje voltamos a publicar, foi enviado há muitos anos por Ícaro Pires dos Santos, saudoso amigo, grande incentivador do Núcleo Infantojuvenil de Aviação.
Ninja-Brasil: versão para a web