Fabricante da grande aeronave Airlander 10 anuncia novo acordo que inclui reserva para seis unidades
A fabricante aeronáutica britânica Hybrid Air Vehicles (HAV) informa um acordo com a Highlands and Islands Transport Partnership (HITRANS) para progredir nos serviços potenciais da aeronave Airlander 10 nas Highlands and Islands (Terras Altas e Ilhas), na Escócia, e melhorar substancialmente o transporte aéreo regional de passageiros e carga.
O plano inclui um acordo para desenvolver um business case (caso de negócios) completo para a operação comercial de aeronaves Airlander 10 na região para serviços de passageiros e carga, através de um novo estudo conjunto, uma continuação do conceito anterior e do trabalho de estudo de viabilidade. Esta atividade representa um compromisso adicional significativo da HITRANS na investigação e planejamento de futuros serviços aéreos descarbonizados servindo a Escócia.
Para apoiar o potencial de novos serviços na região, a Hybrid Air Vehicles também reservará slots de produção antecipada para seis aeronaves Airlander 10 para a HITRANS.
Juntos, com um caso de negócios comprovado e a opção de seis aeronaves Airlander 10, a HITRANS e a Hybrid Air Vehicles poderão identificar um operador comercial para começar a prestar serviços nas Terras Altas e Ilhas da Escócia.
A integração do Airlander 10 também apoiará os objetivos da região de transporte aéreo com saldo líquido zero de emissões até 2045.
O Airlander 10 é um novo tipo de aeronave com emissões ultrabaixas, capaz de transportar 100 passageiros ou dez toneladas de carga útil, ou uma combinação de ambos, com até 90% menos emissões quando comparado com aeronaves de capacidade similar.
Possui características únicas, tais como a sua eficiência inerente e a sua capacidade de decolagem e aterrissagem com infraestruturas limitadas, o que o torna ideal para satisfazer necessidades específicas em geografias remotas e insulares.
O anúncio baseia-se num estudo de viabilidade anterior entre a HAV e a HITRANS, através do Ambiente de Teste de Aviação Sustentável (SATE) financiado pelo UKRI, que concluiu que o Airlander 10 pode melhorar substancialmente a prestação de serviços de passageiros e carga com baixas emissões de carbono para a região com investimento mínimo em atualizações de infraestrutura.
Ao longo deste início de 2024, a Hybrid Air Vehicles anunciou progressos significativos em direção à produção em grande escala do Airlander 10 e entrada no mercado até o final desta década.
Em fevereiro de 2024, anunciou que a Certificação de Tipo havia começado com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, que regularia as aeronaves para funções na aviação civil. Em março de 2024, anunciou um local de produção principal em Carcroft Common, em South Yorkshire.
Fonte: AEROIN/Murilo Basseto
Ninja-Brasil: versão para a web