FAB celebra 120 anos de nascimento do Marechal Casimiro
Base Aérea de Fortaleza celebra a trajetória do Marechal do Ar e ativa campus do ITA no Ceará
Na manhã de ontem, terça-feira (29/10/24), a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) foi palco de uma cerimônia militar em homenagem aos 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, além da ativação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica do Ceará (ITA).
O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BAFZ, Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira. Essa celebração destaca a importância do Marechal Montenegro na história da aviação brasileira e reafirma o compromisso com a formação técnica na área.
Prestigiaram o evento Oficiais-Gerais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira, representantes do Governo do Ceará e autoridades Civis e Militares.
A cerimônia também destacou a trajetória de Casimiro Montenegro Filho, nascido em Fortaleza em 29 de outubro de 1904. Figura central na aviação brasileira, ele foi fundamental na criação do Correio Aéreo Militar, precursor do Correio Aéreo Nacional (CAN), e integrou a Força Aérea Brasileira com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941. Além disso, Montenegro idealizou e fundou o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atualmente conhecido como Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Sua contribuição para a aviação e para a formação técnica no Brasil é amplamente reconhecida.
O Marechal Casimiro Montenegro faleceu aos 95 anos e, em reconhecimento às suas contribuições, recebeu postumamente, em abril de 2000, o título de Patrono da Engenharia da Aeronáutica Brasileira pela Academia Nacional de Engenharia. Sua vida foi marcada por valores como retidão, equilíbrio, patriotismo e um forte espírito empreendedor, deixando um legado indelével na aviação e na engenharia do país, além de impactar significativamente a vida pública brasileira.
Em suas palavras de homenagem, o Comandante da Aeronáutica destacou a trajetória de Casimiro como um visionário cearense. Reconhecido por sua ousadia e dedicação à engenharia aeronáutica. “Ele foi instrumental na criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1950 e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, fundamentais para o desenvolvimento da indústria aeronáutica no Brasil.”, finalizou. O Comandante destacou ainda a importância de honrar a trajetória de Casimiro e de continuar a inspirar futuras gerações na missão de servir à pátria.
Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, entregou uma cópia da cédula de identidade do Marechal Casimiro Montenegro às suas familiares, Ana Lúcia Bastos Mota e à Tenente Fonoaudióloga Aline Porto do Amaral Montenegro Chaves. “É com profunda gratidão que a família me escolheu para representá-los nos eventos em comemoração aos 120 anos de nascimento de Casimiro Montenegro Filho. Receber esta lembrança de meu tio é um reconhecimento especial”, disse a sobrinha do Marechal do Ar Casimiro, Ana Lúcia Bastos Mota.
Também foi oficializada a criação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, com a entrega da portaria ao Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
Inauguração Sala Imersiva Casimiro Montenegro
Na noite de segunda-feira (28/10/24), o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) inaugurou uma sala imersiva dedicada à exposição “Montenegro – O Marechal do Ar que sonhou o futuro”. Essa homenagem especial marca os 120 anos de nascimento do Marechal Casimiro Montenegro Filho.
O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da FAB, representantes do Governo do Ceará, alunos da escola militar do bombeiro entre outras autoridades civis e militares.
Entre os destaques da noite, estiveram o biógrafo Fernando Morais, autor de “Montenegro – As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”, e o produtor audiovisual Cláudio Kahns, que está à frente de um projeto de filme sobre a vida e a obra de Montenegro.
“É uma grande honra prestigiar esta iniciativa em homenagem a Casimiro Montenegro, nascido em Fortaleza em 1904. Ele eternizou sua história não apenas na Força Aérea Brasileira, mas em nosso país, devotando-se a ideais de progresso. Casimiro foi um pioneiro, fundando o Correio Aéreo Nacional e criando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1950, essencial para a formação de engenheiros no Brasil. Seu legado é indiscutível e é motivo de orgulho para todos nós. Agradeço a todos os envolvidos nesta iniciativa que eleva a memória e os feitos do nosso eterno Marechal do Ar”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.
A sala imersiva é um espaço inovador, onde visitantes poderão explorar mais sobre a trajetória do Marechal.
Fotos: Sargento P.Silva / CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Ninja-Brasil: versão para a web