Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Patrono da FAB

20 de Setembro: 114° Aniversário de Eduardo Gomes
A Força Aérea Brasileira (FAB) comemora, neste dia 20 de Setembro de 2010, o 114° Aniversário do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, que é um pioneiro da aviação brasileira e patrono da FAB. Filho de Luiz Gomes Pereira e de Jenny de Oliveira Gomes, nasceu em Petrópolis-RJ no dia 20 de janeiro de 1896. Ingressou na Escola Militar de Realengo em 31 de abril de 1916. No Comando do 1o Regimento de Aviação, que assumiu em 15 de maio de 1935, enfrentou a Intentona Comunista a 27 de novembro, quando foi ferido.
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, foi transferido do Exército para a Força Aérea Brasileira e, a 12 de dezembro de 1941, assumiu o Comando da 2ª Zona Aérea, permanecendo na função até janeiro de 1945, tendo participado da organização e construção das Bases Aéreas que iriam desempenhar importante papel na 2ª Guerra Mundial.
Terminada a Segunda Guerra, o Brigadeiro Eduardo Gomes lançou-se à luta pela redemocratização do País, tendo disputado duas vezes a Presidência da República. Ocupou duas vezes a Pasta da Aeronáutica: no Governo Café Filho e no Governo Castelo Branco. Permaneceu de 1946 a 1951 à frente da Diretoria de Rotas Aéreas, tendo marcado sua administração por notáveis realizações especialmente no que se refere à expansão do Correio Aéreo Nacional. Permaneceu na ativa da Força Aérea até 13 de setembro de 1960. Faleceu no dia 13 de junho de 1981. Foi proclamado Patrono da Força Aérea Brasileira, de acordo com a Lei no 7.243, de 6 de novembro de 1984.Ordem do Dia - Aniversário do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes - Patrono da FAB
FÉ INABALÁVEL ORIENTA O HOMEM NA DIREÇÃO DA VERDADE QUE O ENTENDIMENTO NÃO PODE LHE OFERECER. É O COMPLEMENTO APERFEIÇOADO DA RAZÃO E LÍDIMA GUARDIÃ DA ESPERANÇA, DA JUSTIÇA E DA CORAGEM.
NORTEADO POR ESSE PODEROSO SENTIMENTO E POR UM INVULGAR AMOR À PÁTRIA, O ILUSTRE BRASILEIRO, EDUARDO GOMES, NASCIDO EM 20 DE SETEMBRO DE 1896, NA CIDADE DE PETRÓPOLIS, PAUTOU SUA BRILHANTE TRAJETÓRIA DE INCONDICIONAL DEVOÇÃO AO PREPARO DE UMA NAÇÃO DIGNA DE SEUS FILHOS.
EIS UMA BIOGRAFIA QUE CONSOLIDA A POSIÇÃO DE UM VERDADEIRO ARQUÉTIPO DE TODAS AS VIRTUDES CÍVICAS RELEVANTES DA HISTÓRIA DO BRASIL, OMBREANDO-SE, DESDE SEMPRE, COM OS AGUERRIDOS DEFENSORES DOS IDEAIS DEMOCRÁTICOS.

DESDE A AURORA DA SUA VIDA, DESTACOU-SE POR SEUS INOLVIDÁVEIS DOTES MORAIS E INTELECTUAIS E INATA LIDERANÇA, SUPLANTANDO AS ADVERSIDADES DA INFÂNCIA COM VEEMENTE DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS, ATINGINDO A POSIÇÃO DE – CORONEL-ALUNO, COMANDANTE DO BATALHÃO COLEGIAL – NA ESCOLA MILITAR DO REALENGO.
MAIS TARDE, APÓS A SUA NATURAL ESCOLHA PELA PROFISSÃO DAS ARMAS, O ENTÃO TENENTE EDUARDO GOMES, IMPELIDO POR SUA ACENDRADA RESPONSABILIDADE CÍVICA E DESTEMOR, VIU-SE CHAMADO A EMPUNHAR AS ARMAS NA DEFESA DOS VALORES NACIONAIS, NO EPISÓDIO DOS “DEZOITO DO FORTE”.
ABNEGADO E COBIÇOSO PELA ARMA AÉREA, FEZ O CURSO DE PILOTAGEM NA ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR, SAGRANDO-SE OFICIAL AVIADOR NO LENDÁRIO CAMPO DOS AFONSOS.
COM VISÃO ESTRATÉGICA, CONFERIU VIDA AOS SONHOS DE EXPANDIR E EMPREGAR A AVIAÇÃO MILITAR EM PROVEITO DOS IRMÃOS ISOLADOS PELA IMENSIDÃO TERRITORIAL, ESTREITANDO OS NÓS DA SOLIDARIEDADE E DO AMOR DOS BRASILEIROS, AO PLANTAR A SEMENTE DO CONSAGRADO – CORREIO AÉREO NACIONAL.
COM DISTINTAS AUDÁCIA E INTELIGÊNCIA, DESTACOU-SE NO COMANDO DOS MEIOS AÉREOS LEGALISTAS NA LUTA CONTRA OS REBELDES PERTENCENTES AO MOVIMENTO INSURRECIONAL, CONHECIDO COMO A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
NOVAMENTE FOI COMPELIDO A EMPUNHAR A ESPADA DURANTE A REVOLTA COMUNISTA DE 1935, AGORA NAS DEPENDÊNCIAS DO 1° REGIMENTO DE AVIAÇÃO. PRUDENTE NAS SUAS AÇÕES, MESMO FERIDO EM COMBATE, LIDEROU OS SEUS LEAIS COMANDADOS, IMPEDINDO BRAVAMENTE O AVANÇO DA INSENSATEZ QUE CONTAMINARA OS QUARTÉIS.
A FIGURA DO LÍDER MILITAR TAMBÉM FOI POSTA À PROVA NO DESENROLAR DA II GUERRA MUNDIAL, MOMENTO EM QUE, NO COMANDO DA I E II ZONAS AÉREAS DO RECÉM-CRIADO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, ORQUESTROU A LUTA CONTRA A AMEAÇA SUBMARINA QUE ESPREITAVA NOSSOS MARES E COORDENOU BRILHANTEMENTE A CRIAÇÃO DE BASES AÉREAS DE APOIO ÀS FORÇAS ALIADAS, FAVORECENDO A PERFEITA INTERAÇÃO ENTRE TROPAS NORTE-AMERICANAS E BRASILEIRAS NO ESFORÇO DE GUERRA.
INSTADO A MANIFESTAR-SE POR CONVOCAÇÃO DA SOCIEDADE, O “CANDIDATO DO POVO, O BRIGADEIRO DA LIBERTAÇÃO” APRESENTOU-SE NO CENÁRIO POLÍTICO COM O MAIS PURO ESPÍRITO PATRIOTA E SENSO ÉTICO. O INSUCESSO NAS URNAS, NO ENTANTO, JAMAIS ABALOU A SUA ARRAIGADA CONDUTA DE DEFENSOR DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, FUNDAMENTADAS NO PLENO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.

FRUTO DE SUA AUTORIDADE MORAL E RESPEITO QUE INFUNDIA NO SEIO DA TROPA, FOI CHAMADO A COMANDAR A AERONÁUTICA EM DUAS GESTÕES, POSTANDO-SE COM O OLHAR DE UM RESOLUTO LÍDER E O CORAÇÃO DE UM JOVEM OFICIAL NA SOLUÇÃO DE IMPORTANTES QUESTÕES QUE REFREAVAM O CRESCIMENTO DA AERONÁUTICA E DO BRASIL.
É, POIS, COM IMENSO ORGULHO QUE A FORÇA AÉREA BRASILEIRA REVERENCIA SEU PATRONO – O INSÍGNE BRIGADEIRO EDUARDO GOMES – A PERSONIFICAÇÃO DE UM MITO.
A FORÇA DO SEU CARÁTER, A VIDA ILIBADA E TOTALMENTE DEDICADA A NOBRES IDEAIS TORNARAM-LHE UM LÍDER DE GRANDE EXPRESSÃO, LEGANDO À FORÇA AÉREA BRASILEIRA AS BASES DO SEU FUTURO E DA SUA GRANDEZA.
A AERONÁUTICA DE HOJE É A CONTINUAÇÃO DE TUDO O QUE SEU ESFORÇO IDEALISTA PRINCIPIOU. SEGUIMOS EM NOSSA LABUTA, GUIADOS POR SEUS EXEMPLOS E MOVIDOS PELA VONTADE DE HONRAR TUDO O QUE HERDAMOS DOS SEUS VALOROSOS FEITOS.
“NÃO MORREM AQUELES QUE DEIXARAM NA TERRA, DIGNAS OBRAS QUE REVERBERAM POR TODA A ETERNIDADE”.

MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES, LÍDER DOS LÍDERES – PATRONO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA!

SUA OBRA CONTINUA VIVA EM CADA HOMEM E CADA MULHER QUE VESTE O AZUL E QUE SE COMPROMETE A DEFENDER NOSSO CÉU. CONTINUA VIVA NAS ESCOLAS, NOS HANGARES, NAS TORRES E NAS CABINES. NA FORMAÇÃO DO HOMEM, NA EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA E NA INTEGRIDADE DO CARÁTER. CONTINUA INDICANDO O RUMO DO DEVER E, SOBRETUDO, CONTINUA SENDO O EXEMPLO DE CIDADÃO, LÍDER DE INCANSÁVEIS CONQUISTAS, QUE AMOU O NOSSO PAÍS E AO QUAL DEDICOU TODA A SUA VIDA.
SUA VIBRANTE MENSAGEM CONTINUA ECOANDO, PERENE E CRISTALINA, ANUNCIANDO A NOBREZA DE SEU IDEAL E SUA INCONTIDA FÉ – EM UM BRASIL FORTE E UNIDO, OCUPANDO SEU MERECIDO LUGAR ENTRE AS MAIS PODEROSAS NAÇÕES DO PLANETA.

PARABÉNS BRIGADEIRO EDUARDO GOMES!

PARABÉNS A FORÇA AÉREA BRASILEIRA!
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER