A Base Aérea de Natal (BANT) realizou ontem, sexta-feira, 14/12/12, a cerimônia de conclusão do Curso de Especialização Operacional 2012 que formou 115 novos pilotos operacionais para a Força Aérea Brasileira. Eles integrarão as unidades aéreas em todo o país nas aviações de caça, patrulha, transporte e asas rotativas (helicópteros).
O curso especializa os pilotos recém-formados pela Academia da Força Aérea (AFA) com a qualificação operacional inicial e os capacita para exercerem funções administrativas. O conjunto de atividades de instrução é coordenado e supervisionado pela Primeira Força Aérea (FAE I) e desenvolvido nas unidades subordinadas.
O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), localizado em Fortaleza (CE), executa a especialização de pilotos nas aviações de patrulha e transporte. Em Natal (RN), estão os esquadrões Joker (2º/5º GAV), unidade que especializa pilotos na aviação de caça, e Gavião (1º/11º GAV), unidade que especializa pilotos na aviação de asas rotativas. O curso compreende também o Curso de Tática Aérea, ministrado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e o Estágio Funcional.
No discurso aos formandos, o Comandante da FAE I, Major-Brigadeiro Ar José Hugo Volkmer enfatizou a necessidade do comprometimento, do fiel cumprimento dos deveres militares, da perseverança, da justiça, e da honra para com a pátria e a família.
Homenagens
Os estagiários primeiros colocados em cada aviação foram premiados com troféus. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e o Comandante da I FAE, Major-Brigadeiro Ar José Hugo Volkmer, entregaram os prêmios aos militares escolhidos como instrutor padrão e estagiário padrão de cada uma dos três esquadrões.
Fonte: BANT