Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Carreiras na Aviação

Novo comandante é o segundo fato de ex-aluno assumindo a EEAR
Brigadeiros Walacir e Soares:
dois ex-sargentos que voltaram como oficiais para comandar a Escola de suas primeiras formações

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 25 de março de 2020, a solenidade alusiva à passagem de comando da unidade, quando o Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto passou o comando do Berço dos Especialistas ao Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. O novo comandante é natural de Piquete (SP), com vínculos familiares em Lorena (SP), e ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em fevereiro de 1985.

De volta ao berço dos especialistas
Soares é o segundo fato de um ex-sargento ser classificado para comandar a Escola de Especialistas, após uma carreira iniciada na própria instituição. A primeira oportunidade semelhante ocorreu com o comando do Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate. O Brigadeiro Soares ingressou na FAB na condição de aluno da EEAR, onde se formou como Terceiro-Sargento, na especialidade de Controle de Tráfego Aéreo, tendo sido o primeiro colocado de sua turma. Em seguida, prestou concurso para ingresso na Academia da Força Aérea (AFA) e seguiu carreira como oficial aviador. Tendo em vista que o comando da escola é cargo privativo de Brigadeiro do Ar do quadro de aviadores, Soares Mioni tem a oportunidade de poder comandar, pelos próximos dois anos, a mesma organização que lhe abriu as portas para servir à Pátria, por meio da Força Aérea.

Brigadeiro Walacir
O primeiro caso de um Brigadeiro e ex-Sargento comandar a Escola de Especialistas de Aeronáutica ocorreu entre 1997 e 1999, quando o então Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate assumiu o posto e levou sua liderança para incentivar a capacitação dos quase dois mil alunos e administrar os recursos materiais e humanos de maneira a otimizar o trabalho da organização, que é o maior complexo de ensino técnico-militar, com ênfase em aeronáutica, na América do Sul.O Brigadeiro Walacir iniciou sua carreira na EEAR, em 1960, tendo se formado como Terceiro-Sargento na especialidade de Desenho e obtendo a primeira classificação na turma.
Em seguida foi servir na Base Aérea de Canoas (RS), de onde, após ser aprovado em concurso, foi ser cadete aviador na Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos, precursora da atual AFA. Sua carreira está registrada no livro “Trajetória de Honra: De Sargento a Brigadeiro, uma vida de amor à Força Aérea Brasileira.”

Livro Trajetória de Honra: Blog do NINJA de 10/08/2013 Clique aqui 

Resenha do Livro: Clique aqui