Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 3 de maio de 2022

História

Escola que homenageia primeiro piloto de provas do Brasil completa 65 anos
A Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, localizada em São José dos Campos (SP), dentro do campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) completou 65 anos de existência, no dia 11 de abril de 2022. Para comemorar tantos anos de histórias e recordações, foi realizado um evento que contou com a presença de autoridades, além dos alunos, que realizaram trabalhos e murais sobre a história do Patrono, além da apresentação de um vídeo com retrospectiva dos eventos já realizados. Estiveram no evento o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; a Diretora da Escola, Kátia Alves Rabello de Araújo Santos; além de alunos e professores, entre outros. A instituição conta com 101 profissionais e atende 1.080 alunos nos níveis Fundamental e Médio.

Grupo escolar
Fundada em 11 de abril de 1957, com quatro classes, atendendo a uma clientela de 11 alunos, sob a denominação de Grupo Escolar do antigo Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). Sua instalação deu-se graças a uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação de São José dos Campos e a Força Aérea Brasileira (FAB). O constante crescimento dos alunos levou a entidade atingir, em 1968, o total de 15 classes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

José Mariotto Ferreira
Em 1970, passou a ter nova denominação: Grupo Escolar “Major Aviador José Mariotto”, em homenagem ao Major Aviador José Mariotto Ferreira, piloto formado na antiga Escola de Aeronáutica dos Afonsos e, após alguns anos, formou-se Engenheiro no ITA onde fez parte do Projeto da Aeronave Bandeirante. O Major Mariotto foi o primeiro piloto de provas do Brasil, isto é, habilitado para ensaios e testes em aeronaves. Faleceu, em trabalho, no dia 1º de novembro de 1968. Em 1971, dada a necessidade ao atendimento do número de alunos, sempre crescente, foi instalado o Grupo Ginásio, com três classes de 5ª série, depois foi sendo expandida até completar a 8ª série. Movidos pela mesma necessidade de atender o contingente estudantil, foi instalado, em 1975, o funcionamento do Ensino Médio.

Fonte: FAB, em 01/05/2022, com informações do DCTA.

Ninja-Brasil: versão para a web