FAB comemora dia de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes
A Força Aérea Brasileira (FAB) prestou uma emocionante homenagem ao Marechal do Ar Eduardo Gomes, em uma cerimônia marcada por símbolos históricos e reverência militar. Realizada, nesta sexta-feira, 20/09, na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) - local onde Eduardo Gomes foi o primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação -, o evento destacou não apenas a trajetória exemplar do Patrono da FAB, mas também sua influência transformadora na aviação brasileira. A celebração dos 128 anos do Marechal Marechal do Ar Eduardo Gomes contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado de demais Oficiais-Generais do Alto-Comando bem como autoridades civis e militares.
“A celebração do nascimento de Eduardo Gomes não foi apenas uma ocasião de protocolo militar, mas uma celebração de valores, história e patriotismo. Sua figura continua a inspirar gerações de militares e civis, assegurando que seu nome permaneça vivo e sua contribuição para o país seja sempre lembrada com admiração e respeito”, disse o Comandante.
Durante toda a cerimônia, dois ícones históricos estiveram em destaque: a aeronave K-263 Curtiss Fledgling e o automóvel modelo Itamaraty Executivo. Ambos foram peças fundamentais na história da aviação nacional: o Curtiss Fledgling protagonizou o início das atividades do Correio Aéreo Nacional (CAN) ao transportar a primeira mala postal do Rio de Janeiro para São Paulo e o automóvel atendeu Eduardo Gomes, quando Ministro da Aeronáutica.
Atualmente, esses modelos preciosos integram o acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL), preservando a memória de suas contribuições históricas.
A cerimônia foi enriquecida pelo emocionante hasteamento da insígnia de Marechal do Ar e pela aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes, localizado estrategicamente no MUSAL, destacando a importância histórica do Campo dos Afonsos, que sediou a Escola de Aeronáutica, que mais tarde daria origem a Academia da Força Aérea.
Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica, em um gesto de gratidão e reconhecimento ao patrono que impulsionou a aviação brasileira. O Marechal do Ar Eduardo Gomes é lembrado como um visionário à frente de seu tempo, cujas contribuições deixaram um legado duradouro não apenas à FAB, mas também à história do Brasil.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER
Ninja-Brasil: versão para a web