Forças Aéreas do Brasil e do Chile se reúnem para ações bilaterais
A 20ª Reunião de Conversações entre os Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e do Chile aconteceu, no dia 05 de outubro de 2022, na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF). O encontro revisou o Programa de Atividades Bilaterais de 2022 e decidiu as ações para os próximos dois anos.
Intercâmbios
Foram discutidos temas sobre intercâmbios e trocas de experiências em diversas áreas, como: satélites de observação terrestre; investigações de acidentes aéreos; emprego operacional de aeronave MH-60M (variante do H-60L Black Hawk); regimento de artilharia antiaérea; sobrevivência na neve; Sistemas de Gestão de Segurança Operacional empregado em Operações Antárticas; treinamento de paraquedismo; intercâmbio operacional entre esquadrilhas de demonstração do Brasil e do Chile; dentre outros assuntos de interesse das duas Forças.
O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o Chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea do Chile (FACh), General de Aviação Roberto Javier Avendaño Veloso, confirmaram o cumprimento das atividades acordadas e ressaltaram como os acordos de cooperação entre as duas Instituições têm fortalecido os vínculos de amizade e fraternidade.
KC-30 da FAB faz primeira missão operacional e leva tropa ao Chile
Em sua primeira missão de transporte de militares para participação em atividade operacional, o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a mobilização de 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de Janeiro (RJ) à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile, onde acontece, desde o dia 10 e segue até 21 de outubro de 2022, a quarta edição do Exercício Aéreo Multinacional Combinado Salitre.
Enfrentando um tempo adverso e ventos fortes, o voo de batismo teve quatro horas de duração e ocorreu na manhã do dia 08 de outubro, atravessando parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes até a região do Atacama, deserto mais seco do mundo.
KC-390 reabastece em voo caças F5
Logo após o voo do KC-30, seis caças F-5M e um KC-390 Millennium voaram da Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, até Antofagasta. O KC-390 fez o reabastecimento em voo das aeronaves de caça, transferindo 14 toneladas de combustível, permitindo que as aeronaves recebedoras permanecessem em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 360 quilos por minuto.
Exercício Salitre IV
Em Antofagasta, a FAB participa, do Exercício Salitre IV, treinamento de combate aéreo promovido pela Força Aérea Chilena (FACh), que inclui a participação de recursos aéreos e humanos das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma célula da Força Espacial dos Estados Unidos, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai, para a atuação conjunta no padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
É a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira é formada por 75 militares e conta com a participação de oito aeronaves da FAB: seis caças F-5M, um KC-390 Millennium e um KC-30.
Fonte: FAB
Saiba mais: Blog do NINJA de 28/09/2021 Veja aqui
Ninja-Brasil: versão para a web