Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de novembro de 2024

Especial de Domingo

Saiba mais sobre a interação Brasil-França revelada nas pesquisas sobre a aviação em Ubatuba.
Boa leitura.
Bom domingo!

Momentos de franceses e brasileiros na história da aviação em Ubatuba (SP)
Considerando a temática de aviação em Ubatuba (SP), a interação de brasileiros e franceses aconteceu em quatro oportunidades significativas. A primeira delas foi quando o inventor ubatubense Gastão Madeira, após estabelecer uma teoria de voo para dirigibilidade de balões e idealizar um aparelho chamado Aviplano, foi, em 1914, estudar em Paris, onde providenciou a patente de seus inventos. O segundo momento foi em junho de 1933, quando um avião da Aéropostale fez uma aterrissagem técnica na cidade, devido condições meteorológicas adversas na rota, e gerou uma lenda local: a de que o piloto Antoine Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, era o comandante naquele voo. Alguns anos mais tarde, soube-se, todavia, ser outro Antoine, Léon Antoine, o responsável por aquele pouso em Ubatuba. A terceira aproximação ocorreu com o francês Jean Pierre Patural, estabelecido no bairro rural Ubatumirim, para produção agrícola, em 1954. Para facilitar o acesso ao local, naquela época remoto e sem estradas, montou seu próprio avião Jodel D112, a partir de peças e desenhos vindos da França, e providenciou uma pista de pouso em sua propriedade. A quarta ocasião de integração de franceses e brasileiros, motivados por coisas de aviação em Ubatuba, aconteceu em outubro de 2018. Foi um curso de iniciação aeronáutica para jovens, no âmbito do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, em parceria com a Associação Aeroclube Pierre_Georges Latécoère, de Toulouse, e a AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil.

Teoria e inventos de Gastão Madeira
Gastão Galhardo Madeira nasceu em Ubatuba e viveu de 1869 a 1942. Reconhecido como um dos pioneiros da navegação aérea no Brasil, escreveu uma interessante teoria de voo, a partir da observação de pássaros, e concebeu, em 1890, um balão dirigível.
Seus estudos de estabilidade aerodinâmica dos aeroplanos o levaram, em 1911, a criar, o Aviplano, uma máquina voadora com estabilizador. O projeto visava controlar a aeronave, em caso de pane no motor ou perda da hélice, de modo que planaria lentamente até o solo, sem causar acidente grave.
O inventor seguiu, em 1914, para a França, indo morar em Paris. Embora não tenha conseguido industrializar seus inventos aeronáuticos e de emprego geral, devido às perturbações advindas com a Primeira Grande Guerra, providenciou as patentes das suas criações: aparelho de divertimento que dava a ilusão de voo; dispositivo de estabilização automática de aeroplanos e análogos, como o Aviplano; gerador de anúncios luminosos, comandado por uma porta giratória; e, dispositivo de comando do leme de profundidade de aviões. Gastão idealizou, ainda, um artefato aplicável a navios, para dar segurança em deslocamentos em regiões minadas. O inventor deixou Paris e retornou ao Brasil em 1917.

Um Antoine pousou em Ubatuba: a lenda de Saint-Exupéry
Uma lenda ubatubense perdurou de 1933 a 1985, segundo a qual o aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry teria, em junho de 1933, aterrissado na orla de Ubatuba, evitando voo em condições meteorológicas inadequadas. De fato, aconteceu o pouso do avião tipo Laté 26, matrícula F-AILR. Pesquisas do jornalista Luiz Ernesto Kawall (1927-2024) esclareceram que a operação não fora executada pelo autor de “O Pequeno Príncipe”, o “Saintéx”, como a tradutora Mônica Cristina Corrêa se refere a Antoine Saint-Exupéry, foco de seus estudos com as obras literárias do aviador. O trabalho de Kawall desfez os ruídos de comunicação e da tradição oral, evidenciando que aquele voo da Aéropostale era comandado por outro Antoine: não o Saint-Exupéry, mas sim Léon Antoine.
Este francês, ao encerrar sua carreira na aviação, migrou para o Brasil, para viver na região serrana do Rio de Janeiro.
Casou-se com uma brasileira e, a convite do jornalista, visitou Ubatuba e contou com exatidão o ocorrido naquela viagem, quando se chegava na cidade apenas de duas formas: de barco ou de avião.

Jean Pierre Patural e seu avião no Ubatumirim
O francês Jean Patural migrou para o Brasil e se estabeleceu em Taubaté (SP). Também adquiriu, em 1954, uma propriedade em Ubatuba, no sertão de Ubatumirim, a seis quilômetros da praia, para produção agrícola. Como o local só podia ser acessado por mar ou precárias trilhas, Jean Pierre resolveu comprar, na França, plantas e peças de um avião tipo Jodel D112, para ser seu meio de transporte rápido entre Taubaté e suas plantações em Ubatuba. Ele mesmo, que era engenheiro agrônomo, se dedicou a montar o aparelho, finalizado em 1958, e tirou o brevê de aviador para pilotá-lo. Ainda construiu uma pista de pouso ao lado de sua casa, para, enfim, realizar os voos entre Ubatumirim e Pindamonhangaba, sua base operacional do outro lado da serra. Em setembro de 1961, num voo de transporte de uma peça para consertar um trator, o avião de Patural, prefixo PP-ZTX, sofreu um acidente na serra do Mar. Ele faleceu em consequência da queda.

Um francês ensinando aviação para jovens de Ubatuba
Uma atividade cultural e pedagógica foi apresentada, em outubro de 2018, pelo piloto francês Jacques Despretz. Ele cruzou o Oceano Atlântico, especialmente para ministrar um Curso de Iniciação Aeronáutica, a um grupo de alunos do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, utilizando as instalações do Colégio Dominique.
Além dos conteúdos de navegação aérea, teoria de voo, história da aviação, meteorologia e conhecimentos técnicos sobre aviões, os participantes tiveram premiações com o Diploma Latécoère, medalhas e um voo panorâmico sobre Ubatuba. Para os alunos foi o primeiro voo de suas vidas, com apoio do Aeroclube Regional de Taubaté. O evento foi uma parceria do NINJA com a Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, promotora do Raid Raid Latécoère-Aéropostale, e a AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa.
Os voos, advindos do curso de iniciação, ocorreram em aeronave Piper PA-28. Foram patrocinados pelo piloto Márcio Fazenda e outros voluntários do NINJA.
As operações de pouso e decolagem foram conduzidas pelo piloto Rafael Valério, tendo a bordo ansiosos jovens por ver do alto a cidade e os tons de azul do oceano.

Fontes: Livro Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba (Instituto Salerno-Chieus, 2017); Jovens de Ubatuba (SP) conquistam o Diploma Latécoère, em: Blog do NINJA, de 04 Nov de 2018 (Clique aqui

Fotos: Arquivo do NINJA

Ninja-Brasil: versão para a web